Shadow e Terra de algum modo, e com a ajuda do professor Paradoxo, foram parar no passado na colônia espacial arca e reencontram com Maria e Gerald Robotnik, que parecia saber de tudo.

Gerald: Paradoxo esperava que vocês dois viessem se pegassem Ascalon.

Shadow: você sabe sobre Ascalon?

Gerald: sim, afinal... Azmuth precisou de minha ajuda em criá-la. Disse surpreendendo Shadow e Terra.

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Terra: você criou Ascalon?

Gerald: na verdade ajudei Azmuth no projeto. Se eu soubesse que acabaria ajudando-o a criar uma arma de destruição...

Paradoxo: professor...

Gerald: desculpe Paradoxo. Shadow você e Terra não têm muito tempo, mas vou contar o que vocês dois precisam para salvarem o multiverso.

Shadow: pra começar, eu sou mesmo o filho de Black Doom? Gerald por um momento ficou em silêncio, mas teve que responder a pergunta.

Gerald: sim Shadow, você era o filho de Black Doom. Doom me contou que ele foi morto por seu irmão Eclipse. Na época ele não sabia da verdade, então ele veio a minha procura pedindo que criasse a forma de vida através do seu filho.

Terra: e como ele se chamava?

Gerald: Doom nunca disse o seu verdadeiro nome, mas ele me disse que os genes de cura mais com o fator mutante de James Howlett poderiam salvar Maria.

Shadow: e Ascalon?

Gerald: Azmuth se inspirou realmente em um sistema planetário para criá-la, mas para criar Ascalon ele precisou de varias ligas que eu conhecia. Vibranium, Adamantium, titânio, entre outras.

(flashback narrado pelo professor Gerald)

“eu e Azmuth temos coletado diversos tipos de ligas, também conhecemos um feiticeiro de uma dimensão que eu nunca vi, ele tinha uma filha chamada Hope, seu nome era Spellbinder”.

Azmuth: estou agradecido por você ter oferecido os muitos minérios desse planeta apesar de ser primitivo.

Gerald: confesso que me sinto um tanto sem jeito senhor Azmuth pelo fato de eu ter um Q.I. de 380.

Azmuth: mas mesmo assim você ajudou muito.

Gerald: mas para que criar uma arma a partir de uma espada?

Azmuth: bem pense em como seria explora forças fundamentais do universo.

Gerald: mas só esse motivo?

Azmuth: talvez sim. “com o tempo Azmuth e eu nos tornamos velhos amigos, até que fiquei sabendo que sua criação foi roubada e acabou sendo usada de forma irresponsável. Azmuth pediu minha ajuda para que eu o manda-se para o passado onde conheceu George”.

(fim do flashback)

Gerald: para Azmuth aquilo foi uma maldição a qual para ele carregara o resto de sua vida.

Terra: mas não explica como Ascalon só pode ser usada por Shadow.

Gerald: Ascalon tem o poder a partir do filho de Doom, ou seja, somente Shadow pode usá-la.

Terra: e essa Hope não pode nos ajudar?

Shadow: duvido que Encantrix aceite, se bem que não dá pra confiar nela.

Terra: Encantrix? Então o verdadeiro nome da Encantrix é Hope?

Gerald: sim que quer dizer esperança. Apesar de ser um nome estranho dela. Gerald percebe que os efeitos do tempo estão passando – Shadow deixei uma mensagem final para você na colônia você deve dar a ordem a Ark para ativar, o código que é 150699 codinome... Avalon.

Shadow: o que vai acontecer?

Gerald: só você deve descobrir meu filho. Shadow, eu sei dos erros que acabarei cometendo e por isso pedi para Paradoxo que após eu dar esse aviso, que ele apague minha memória e de Maria.

Shadow: o quê? NÃO! NÃO, O SENHOR NÃO PODE...

Gerald: Shadow, todos temos o direito de escolher nosso caminho; dei isso a você, agora peço que respeite minha vontade, porque senão o futuro ficaria pior como vocês não terem se conhecido, ou Terra ser a rainha de Robotrópolis.

Paradoxo: Gerald pediu isso Shadow e ele mais do que ninguém sabe o que deve ser feito.

Gerald: Shadow meu filho estou orgulhoso do como você se tornou e por isso deve se libertar do passado para assim poder criar seu futuro.

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Shadow: professor. Shadow então solta uma lágrima pelo seu criador e ele olha para Terra.

Gerald: princesa Tara, por favor, perdoe-me por todo o mal que meu irmão tenha lhe feito. Você deve ter sofrido e muito e eu sei que pagarei pelos meus crimes em breve, mas agradeço a deus por Shadow ter conhecido você querida.

Terra: por favor, pode me chamar de Terra professor. O senhor não teve culpa e sei que você queria o melhor para o Shadow e para mim; foi uma grande honra conhecê-lo.

Gerald: igualmente. Agora vão, os dois.

Shadow: mas...

Maria: Shadow você deve ir.

Shadow: Maria... Maria eu preciso mesmo ir, mas não quero te perder.

Maria: eu sempre estarei com você Shadow. Disse sorrindo e Maria olha para Terra – por favor, não abandone Shadow Terra. Ele precisara de você mais do que nunca, eu lhe imploro como amiga e... como uma irmã.

Terra: claro Maria, e eu juro que jamais vou abandonar Shadow minha amiga. Disse abraçando-a; Shadow vai até Maria.

Shadow: Maria, você sempre estará comigo, sempre. E Shadow e Terra fecham os olhos deixando a colônia espacial e voltando para sua época – GRRRRRRHAAAAAAAAAAA!

Black Doom: AAAAAARGH... MAS... MAS O QUE É... ESSE CLAR... Doom vê Shadow empunhando Ascalon e Terra estava do seu lado – mas essa é...

Shadow: Ark inicia código para reativar o canhão eclipse número... 150699 codinome... Avalon! Então Ascalon começa a manifestar seu poder e conectando-se a colônia espacial e então uma imagem holográfica aparece – professor...

Black Doom: GERALD!

Gerald: Shadow, meu filho. Se você está com Ascalon então quer dizer que a hora chegou. O holograma do professor Robotnik estava sendo transmitido pelo mundo – eu preparei a colônia espacial para um último disparo reconfigurando o combustível de Xenotium para armar o canhão para esse tiro, seu alvo é o cometa Black.

Superman: cometa Black.

Gerald: ele é o coração de Black Doom e se você puder destruí-lo todos os fragmentos do Black Arms também serão destruídos. Shadow, agora... “liberte-se do passado e lute pelo seu futuro”.

Black Doom: GERALD SEU... Shadow é meu filho você não tem o direito de... Doom então vê Shadow em posição segurando Ascalon – você crê mesmo possa vencer seu pai?

Shadow: só houve um pai para mim Black Doom e ele era... Gerald Robotnik! E finalmente Lucas, Dani e Ômega aparecem para Shadow e Terra.

Black Doom: pois que assim seja. Se você quer mesmo seguir adiante com isso não me deixa outra saída, senão revelar para você Shadow minha real forma. GRRRRRRRRRRHAAAAAAAAAA! Black Doom se teleporta para o cometa Black e de lá sofre uma transformação e ao mesmo tempo se fundi ao cometa.

Terra: temos de detê-lo!

Shadow: Lucas, Dani Ômega vocês três vão para colônia espacial para prepararem o canhão!

Lucas: entendido Shadow!

Shadow: Terra vá com eles você sabe como operar!

Terra: não Shadow! Vai precisar da minha ajuda mesmo com Ascalon e as esmeraldas ainda não será o suficiente!

Shadow: Terra eu não vou discutir, mas você já viu como funciona o canhão.

Ômega: Lucas pode aprender a como usar!

Terra: é verdade! Lucas use sua aura para saber como operar o canhão.

Lucas: entendido! Lucas coloca sua mão na cabeça de Terra e já adquiri o conhecimento sobre o canhão – certo nós já vamos; Shadow, Terra boa sorte!

Dani: cuidado!

Terra: eu vou. Shadow!