Pokedex Expandida - Biologia Pokémon

Biologia - Charmander, Charmeleon, Charizard


Enciclopédia Pokémon de Kanto — Index #001 —Charmander, Charmeleon e Charizard
Características Básicas: Tipo-Fogo, Lagarto-de-Fogo, Dragão-de-Fogo


Biologia e Sociedade: Desde recém-nascido a cauda de um Charmander emana uma chama que fora projetada para ser mais silenciosa possível, para evitar predadores. As caudas deles brilham o suficiente para que possam ser vistas de longe, nos topos das montanhas, de modo que nos tempos antigos, elas serviam como postos de orientação — faróis sinalizando terra. Charizards, nos céus, assemelham-se a estrelas cadentes avermelhadas quando mergulham de altas altitudes com suas poderosas asas e cospem suas chamas enquanto caçam, isso também vale especialmente para o raro Charizard negro, que é quase invisível a noite, se não pelas suas chamas azuladas, uma visão linda.

A chama na cauda deles é anormalmente difícil de se extinguir. Submergi-la não a apaga, nem a altitude elevada — permitindo que os Charizards atinjam alturas de em média mil e quinhentos metros. No entanto, ele ainda sufoca devido a pressão de uma altitude muito elevada e se afoga pela falta de oxigênio em baixo da água.

Sua chama é um sinal de força e também de emoção. A chama torna-se maior, mais quente e ocasionalmente azul-esbranquiçada em momentos de raiva e emoção aguda. Quando crianças, eles costumam brincar para ver quem tem a maior chama, á medida que envelhecem, esta exibição é usada para julgar a força, porque, mesmo que um Charizard ame batalhas, ele precisa conservar sua energia para as lutas mais difíceis. (Charmeleons não distinguem — eles apenas lutam, lutam e lutam)

Com os outros Pokemon, o Charizard desafiará os mais fortes e evitará os mais fracos. Isso vale até mesmo para as suas presas, por isso os Charizards estão quase sempre com fome. Assim, os únicos Charizards saudáveis são aqueles que deixam de lado seu orgulho, e enfrentam um pouco de humilhação para comer. Eles consideram os humanos fortes, então eles os desafiam ativamente.

Sabe-se que os Charizard evitam as florestas porque temem causar incêndios e mortes desnecessárias. Além disso, eles sempre tentam matar instantaneamente, pois as queimaduras são uma maneira covarde e dolorosa de se vencer. Essas são características que eles recebem conforme vão amadurecendo.

É incrível essa família ter conseguido sobreviver com essa personalidade, e talvez por isso eles sejam tão raros. Eles geralmente morrem cedo, não por causas naturais, mas por orgulho. Somente após o crescimento de uma personalidade forte e um físico também forte, eles são capazes de sobreviver e evoluir com sucesso. Evoluindo, eles precisam comer mais, mas em contrapartida se tornam mais fortes e inteligentes. Enquanto o Charmeleon é perverso e o Charizard orgulhoso, mas humilde, Charmanders são brincalhões e ótimos companheiros por serem fofos e divertidos, no entanto, cuspir fogo ainda os torna bastante perigosos.

Charmanders vivem em grupos e costumam caçar juntos, mas Charmeleons não conseguem fazer companhia um ao outro a menos que desenvolvam um relacionamento de rivalidade. Charizards se reúnem em rebanhos espalhados, eles não podem se reunir em grupos mais próximos por causa da escassez de comida que eles causam. As fêmeas são tão fortes quanto os machos, mas elas têm menos para provar, já que são elas que escolhem. Como tal, os humanos raramente avistam uma fêmea, já que elas estão inteligentemente se escondendo.

A sua linha evolutiva é bastante famosa por possuir duas Mega-Evoluções diferentes, a causa dessa estranha anomalia ainda está sob pesquisa.

Mega Charizard X: Na primeira forma, sua anatomia muda drasticamente, a cor de sua pele torna-se preta e as asas mudam de forma. Suas glândulas flamejantes se tornam muito mais poderosas e resistentes, substituindo seu fogo vermelho por uma chama azul muito mais quente e poderosa, resultado de sua ancestralidade com os dragões. Além disso, seus músculos tornam-se mais espessos em todo corpo, ele também recebe queratina extra em suas garras, tornando-as ainda mais duras que o normal e aumentando a potência de seus ataques físicos, dando a ele a habilidade conhecida oficialmente como ''Tough Claws''.

Essa Mega-Evolução também causa um aumento maciço na natureza agressiva dessas criaturas e torna-se quase impossível controlá-las completamente. Por razões que ainda são um mistério, essa mutação desencadeia a ativação do gene Dracônico adormecido no Charizard, as suas habilidades de voo são ligeiramente reduzidas para que ele possa utilizar e lidar com a energia Dracônica com mais desenvoltura.

Mega Charizard Y: Nessa forma, as capacidades naturais da linha evolutiva são amplificados drasticamente, as suas asas se desenvolvem ainda mais, permitindo atingir altitudes ainda maiores durante o vôo, e suas novas asas nos antebraços agem como estabilizadores. Ele voa a alturas incríveis e com tanta rapidez e precisão, que até mesmo os melhores Pokémon do Tipo Voador não conseguem acompanha-lo ou supera-lo. A Mega-Evolução também faz com que essas bestas comecem a irradiar quantidades enormes de energia térmica, que esquenta todo o campo de batalha, criando o mesmo efeito de uma energia solar intensa naquele lugar.

Gigantamax: Há ainda uma nova forma, recentemente descoberta, chamada de Gigantamax. Nessa nova forma, ele fica gigantesco, e as chamas internas tornam-se tão fortes que saem pelos seus chifres, boca e cauda, e parecem tremeluzir e aumentar de tamanho conforme o Charizard ruge. As suas asas tornam-se completamente de fogo, e queimam sem parar, tão quentes quanto magma. Suas novas chamas são quatro vezes mais poderosas e mais difíceis de apagar, tornando a luta incrivelmente difícil para aqueles que não são do Tipo Fogo, pois o campo de batalha torna-se um literal inferno.

Explicação Científica: Seu fogo é alimentado internamente e não depende do oxigênio da atmosfera, por isso o fogo é capaz de se manter aceso dentro da água, mesmo que fraco e por pouco tempo. Quando você está doente ou tem alergias, pode ser difícil respirar, assim como que para o Charmander torna-se difícil manter sua chama forte e vigorosa. Quando ele está feliz e saudável, sua chama queima intensamente.

Os Charmanders têm uma estrutura corporal interna semelhante à dos Pokémon do Tipo Dragão, e possuem o mesmo gene e hormônio que eles, por isso são capazes de utilizar ataques desse tipo. Sua chama não é uma vela que ele carrega por diversão, a chama é um processo biológico em seu corpo, equivalente a nossa respiração. A aparência de sua chama não afeta sua saúde, mas sim reflete sua saúde. Se a cauda do Charmander exibe uma chama fraca e trémula, você pode pensar nisso como o mesmo que você ter olheiras nos olhos devido ao cansaço ou ficar pálido quando está doente.

E para serem capazes de produzir as chamas que eles tanto utilizam em batalhas — como alguns outros do tipo fogo — eles nascem com glândulas flamejantes, que produzem um líquido inflamável que vai se desenvolvendo conforme eles vão amadurecendo. Primeiramente, ele é apenas capaz de produzir fumaça, depois pequenas brasas, e assim por diante até serem capazes de cuspir suas poderosas rajadas de chamas.

Para conseguir esse feito sem se queimarem internamente, suas estruturas bucais e todo seu corpo são muito resistentes á calor e á subprodutos químicos. Suas células provavelmente produzem um tipo de camada protetora, de forma semelhante ao que ocorre no nosso estômago protegendo-nos do ácido clorídrico do suco gástrico, mas no caso do Charmander, isso o protege do das chamas.

Alimentação: Charmanders comem quase tudo, embora na natureza, eles vão atrás de insetos e berries, ou qualquer coisa menor que eles. Eles conseguem ser rápidos se quiserem, mas eles geralmente usam seu fogo para um ataque surpresa de longo alcance. À medida que o Charmander evoluir, eles passarão para uma presa maior e mais forte. No entanto, como os Charizards desprezam a luta contra os mais fracos do que eles (é uma questão de honra e orgulho), os Charizards não comem muito mais do que suas contrapartes menores.

Habitat: Para encontrar um Charmander selvagem, é preciso ser paciente e insistente. Geralmente, os cientistas precisam fazer longas expedições para encontrar uma população selvagem de tamanho decente. Em geral, a linha Charmander prefere terrenos rochosos, principalmente penhascos e desfiladeiros, onde há pouca vegetação inflamável. Eles são ótimos escaladores, e apesar de o Charizard ser extremamente veloz e contundente no ar, ele não possui uma decolagem assim tão boa. Por isso, é mais fácil para ele subir no topo de um penhasco ou desfiladeiro e decolar de uma borda. Charmeleons e Charizards também podem viver em terrenos vulcânicos.

Eles gostam de viver em cavernas rasas, e é uma questão de orgulho que eles façam elas com suas próprias garras e chamas. Quando eles são jovens, eles não têm força para isso, então, ao invés disso, eles procuram por antigas cavernas escavadas por Charmeleons e Charizards. Criar a primeira caverna é uma espécie de “rito de idade”. Apesar de sua chama não depender de fatores externos, caso ele seja acometido por uma doença ou uma lesão grave, manter a sua chama, em condições climáticas adversas pode ser difícil, tornando o inverno uma potencial situação de vida ou morte, portanto, uma boa caverna é necessária.

Charmanders raramente ficam nas montanhas por muito tempo, já que elas são habitadas por todos os tipos desagradáveis de Pokémon Tipo Pedra e Terra. Os muito jovens têm pais para cuidar deles. Os mais velhos, mas ainda jovens, têm pouca comida a menos que viajem para as florestas, ou a menos que aprendam como combater os Tipo Pedra. Provavelmente, depois de uma dessas viagens, eles retornarão ás montanhas como Charmeleons.

Habilidade (Blaze/Solar Power): Como ele é bastante orgulhoso e odeia perder, quando encurralado ou enfraquecido, ele recebe uma descarga de adrenalina, e um hormônio específico de seu órgão produtor de fogo começa a trabalhar mais rápido e com mais eficiência, fazendo com que as chamas dele se tornem maiores e mais fortes, porém, quando a batalha se encerra, eles ficam muito mais cansados que o normal.

Sob a luz solar e calor intenso, sua chama começa a crescer, e ele começa a converter esse calor em seu corpo para melhorar a eficiência de quase todos seus órgãos. Porém ele possui a desvantagem de esse calor adicional se espalha pelo corpo, fazendo com que ele sinta dor e se queime com a luz extra provinda do sol.