“Só fiz o que precisava ser feito.”

— Capitão América.

Todos estavam reunidos naquele dia cinza e nublado. Vingadores, membros da SHIELD, amigos próximos e até mesmo o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos da América. Estavam todos reunidos ali, vestidos de preto e cobertos de luto.

Na terra, no meio de todos eles, estava aquele caixão coberto com uma bandeira, uma bandeira com as cores dele. Azul. Vermelho. Branco... As cores do Capitão América.

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Na lápide, jazia escrito:

“Steve Rogers, Capitão América.

Nosso Eterno Vingador.”

Agora, em palavras miúdas, destacava-se abaixo uma de suas célebres frases:

“A paz não é uma conquista, é uma responsabilidade.”

Um silêncio reinou entre aqueles que estavam ali presentes. Ouviam-se respirações ofegantes e ao longe diversas lamúrias encobertas de choro.

Doutor Estranho foi o primeiro a falar:

— Vocês sabem qual a maior dádiva que alguém pode receber em sua vida? – o mago tentou sorrir, um sorriso raro, um sorriso de esperança. Olhando calidamente para todos os Vingadores ao seu redor, ele continuou: – A maior dádiva que podemos receber é ter a chance, mesmo que apenas uma vez, de fazer a diferença... Você tem noção de quantas vezes fez a diferença? O bastante para salvar milhões de vidas do universo inteiro, Steve Rogers.

Os demais assentiram em silêncio. O choro que se mantinha ao longe, lastimando-se, não demorou a ficar mais forte.

— Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós – Tony Stark disse, olhando para o caixão, em seguida para seus companheiros e depois fitando Pepper, que se mantinha firme e forte ao seu lado. Os dois trocaram um sorriso pesado, cheio de saudade.

— Às vezes, o melhor que podemos fazer é começar novamente e nunca nos esquecermos naqueles que estiveram com nós – Bucky Barnes murmurou, olhando longamente para o caixão daquele que fora seu grande amigo, Steve Rogers. – “Fiz o que fiz para proteger e salvar as pessoas.”, com certeza Steve diria agora uma coisa dessas.

Todos trocaram uma leve risada rapidamente, sabendo que Bucky tinha mesmo razão. Em seguida, houveram mais palavras ditas, agora pelo presidente dos Estados Unidos e de alguns membros mais importantes da SHIELD.

Os Vingadores ouviram em silêncio, sentindo cada vez mais o peso da perda, do sacrifício e da saudade que ficaria por muito tempo doendo em seus corações.

Num dado momento, Homem de Ferro pensou em Thanos, na tamanha surpresa que foi para todos eles, apenas alguns dias trás, ouvir que o grande vilão enfim se rendera. Não que ele tivesse chance alguma, afinal. Fraco, sem a manopla e com seu exército a fiapos, Thanos foi esperto, Tony logo pensou consigo mesmo... Escolheu passar a eternidade da prisão que ser morto ali, pelas mãos de todos os Vingadores.

E Tony sabia que Gamora estava envolvida nessa decisão repentina de Thanos.

— Espero que um dia você me perdoe, minha filha... – o vilão disse no momento em que Doutor Estranho o prendia finalmente. – Fiz esta escolha por você, Gamora... Espero que no fundo do seu coração você saiba disso.

A filha adotiva de Thanos não conseguiu falar nada. Por outro lado, eram seus olhos que beiravam a ódio, repulsa e desapontamento aqueles que já diziam tudo.

Assim, logo após sua rendição, Stephen e todos aqueles Guardiões da Galáxia que sobreviveram prenderam Thanos e o conduziram juntos para uma poderosa prisão intergaláctica, onde o vilão seria enfim julgado e condenado por todos os seus crimes.

Tony sacudiu a cabeça, tentando esquecer-se desses momentos, pelo menos por ora. Olhou mais uma vez em volta e respirou fundo. Precisava focar agora no futuro, no seu casamento com Pepper, nos seus filhos que logo iriam nascer e nos Vingadores... Em todos os seus companheiros que haviam restado. E naqueles novos que ele fez ao longo do caminho.

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

O mundo, afinal, não parava de girar.

E o planeta ainda precisava dos Vingadores.

***

Algum tempo depois...

Dentro do poderoso complexo da SHIELD, uma sala de reuniões mantinha alguns importantes convidados. Alguns tímidos, outros relaxados, mas todos ansiosos para o que logo estava por vir.

Estavam todos reunidos nessa enorme sala de debates, esperando apenas pelo novo Diretor da SHIELD, aquela importante figura que logo seria o seu mentor...

Em instantes, a porta se abriu subitamente.

Um elegante, esnobe e sorridente homem vestido de óculos escuros e terno preto entrou no recinto. Tony Stark tirou seus óculos e varreu os olhos pela sala, pelas faces de seus mais novos pupilos. Um sorriso rapidamente brilhou em seus lábios.

Muita coisa havia acontecido desde a morte de Capitão América e a rendição de Thanos.

Thor, Loki e seus companheiros voltaram para o local onde os sobreviventes asgardianos estavam escondidos, a fim de construírem todos juntos uma nova nação para seu povo. Bruce e Natasha assumiram oficialmente seu namoro, decidindo dedicar um tempo juntos, desfazendo pelo menos por um momento seus laços com os Vingadores.

Wanda e Visão rumaram não para a Europa, mas para a Ásia dessa vez. Visão se lembrava apenas vagamente de seu amor por Wanda, por isso a feiticeira decidiu desaparecer com ele mais uma vez, para ajudar a lembrá-lo de tudo aquilo que passaram nos anos em que estiveram juntos. Rhodey e Clint Barton voltaram para suas famílias, mas não deixando de manter contato caso o mundo precisasse deles mais uma vez.

Por fim, restava Tony Stark...

Ele decidiu se aposentar como Homem de Ferro logo que ofereceram o cargo de Diretor e Chefe da SHIELD para ele. Assim, o homem poderia enfim passar mais tempo com sua família ao mesmo tempo em que mantinha contato e mentorava aqueles que seriam os novos Vingadores.

— Oi, Senhor Stark! – Peter acenou para Tony logo que ele entrou no recinto.

Um sorriso ansioso brilhava na face do jovem Homem Aranha.

Tony cumprimentou Peter e todos aqueles que estavam ali dentro e sentou-se na sua cadeira vaga na ponta da enorme mesa de vidro.

O homem respirou fundo, entrelaçando as mãos em cima da mesa. Sua aliança dourada logo reluziu em contato direto com a luz. Ao seu lado, em cima de uma escrivaninha, estava uma foto dele num piquenique com Pepper e seus filhos que haviam nascido. Seus gêmeos... Um menino e uma menina, um mais travesso e curioso que o outro.

Tony Stark respirou fundo, olhando calmamente para aqueles heróis que estavam ali dentro. Atrás da mesa de reunião atrás de Tony , reluzia o esplêndido escudo do Capitão América e na frente do novo diretor da SHIELD estavam eles: Homem Aranha, Homem Formiga, Vespa, Doutor Estranho, Pantera Negra, Bucky Barnes e, por último, a formidável Capitã Marvel.

Tony Stark empertigou-se para frente, um sorriso enorme brilhando em seus lábios. Olhou diretamente para seus novos pupilos e começou:

— Beleza. Estão prontos, Vingadores?

Este é o último capítulo disponível... por enquanto! A história ainda não acabou.