Defeitos de Fábrica

Para todas as pessoas ao redor de Polliana e Alexander, o fato de eles não terem uma aparência padrão sempre foi tratado com extrema indelicadeza, como se fosse algum tipo de doença contagiosa ou apenas um modo muito errado de viver e se comportar. Enquanto Lia é constantemente ridicularizada por se vestir e se parecer demasiado com um garoto, Alex passa pelas mesmas situações por ter traços ironicamente parecidos demais com os de uma garota — mas a diferença é que, diferentemente dela, ele não se importa nem um pouco com isso. Vivendo uma vida repleta de coincidências extremas e peças pregadas pelo que alguns chamam de "destino", Alex e Liana são desafiados a passarem por todas as dificuldades propostas pelo bullying, desaprovação por parte da sociedade e problemas com amigos e familiares — o que inclui a paixão de Lia por seu melhor amigo gay, os problemas de Alex com o irmão mais novo e uns certos amigos problemáticos que os dois acabam por arrumar, tudo isso das formas mais inusitadas, divertidas e sentimentais possíveis.
Lorena Luíza

Sinopse

Notas adicionais

Autor
Lorena Luíza


Classificação 16+
Livro concluído
Publicado em 4 de jun. de 2015 14:48
Atualizado em 7 de mai. de 2017 20:07
155.135 palavras

Raihii
A história é realmente boa. Bem legal divertida, etc. Sem erros, e bem descrita. É bem original, nada clichê, e isso é ótimo! É algo novo, e que vale realmente à pena. Parabenizo a autora ou o autor (desculpe, estava tão curiosa para iniciar a leitura, que não me lembrei de ir ver o nome de quem a escreveu), pois é raro histórias boas e originais desse jeito. Meus sinceros e alegres parabéns! Adorei a história, super recomendo, e aos novos leitores assim como eu, boa leitura :)
Realeza
"Defeitos de Fábrica" traz personagens improváveis que são totalmente bem criados, humanos, e sensíveis. Cada um deles traz uma carga emocional diferente mas igualmente tocante. As diferenças físicas e da personalidade de cada um faz surgir discussões internas onde a personagem questiona a si mesma sobre quem é. A insegurança e a ansiedade são muito bem retratadas, dado a carga levemente maior devido a idade dos personagens: adolescentes, que passam constantemente por mudanças físicas e morfológicas, eles estão tentando se encaixar sem nem saber realmente sua forma concreta, quem realmente são.
A cabeça cheia de dúvidas da personagem a torna a cada capítulo mais real, quase palpável. As aparências enganam seria um bom subtítulo para a história, mostrando que ninguém vive somente do que aparenta ser. Os personagens principais, lutam, acima de tudo, contra todos os julgamentos supérfluos que recebem, todas as críticas sem fundamento algum, e todos os milhões e milhões de rótulos que os demais insistem em dar a eles, como se apenas se resumissem a um só título, querem desesperadamente catalogá-los, por simplesmente não se encaixaram em um mísero grupinho já previamente definido.
Você deve ler "Defeitos de Fábrica" porque é real, mesmo que não apareça com uma seta lumiosa em nosso cotidiano, a história está lá, nas entrelinhas. Mostra um novo ponto de vista de algo que já perdeu a devida importancia que deveria ter, e é fundamental enxergar isso.
Laís Bohrer
Eu preciso recomendar essa história... Não, não, não... Não posso viver se não recomendar essa história incrível.
Cada capítulo vem com uma surpresa e mutias vezes eu quero matar a protagonista, mesmo que ela não deixe de ser uma fofa :3
Polliana é uma garota que é sempre confundida com um garoto muito lindo .-. ela é sensível e é atingida facilmente pelos ataques dos coleguinhas ignorantes da escola. E como a vida é linda, ela ainda teve que estar apaixonada pelo seu melhor amigo gay que parece amiss simpatia... Mas... Será mesmo? Que podres o solzinho da hi happy esconderia de nós?
Ah, tem o Alexandre que é o oposto de Polliana: Caga e anda pras pessoas, parece que é um robô, mas sabe sorrir *u* ah... E é confundido sempre com uma garota japonesa .-.
A história surpreende em vários pontos.
A escrita é divina e não é cansativa.
Amei cada pedacinho e espero muito mais :3
Beijos Azuis
Parabéns Lorena, pela história incrível e cheia de lições de moral.
- L. S. A.
Luba Rocha
Olha eu não sei por onde eu começo. A história pode ser um pouco "diferente" da vida real pela menina ser uma tomboy e o Alexander um tomgirl, mas quando você começa a leitura ela simplesmente parece se adaptar a sua vida, todo mundo parece alguém que você conhece.
Eu fico tremendo lendo isso, bem eu sempre tremo mas eu fico louca lendo isso, como quando eu vou escrever uma cena tensa, eu preciso parar e pensar ai.
Tudo isso torna uma história perfeita, doce e suave.
Meus parabéns, você merece.
AnabtRiber
Eu tenho uma listinha de motivos para recomendar esta história, mas, acima disso, tenho o dobro de motivos para você ler Defeitos de Fábrica.

O primeiro deles é que esta fic é maravilhosamente bem escrita. Por mais que a autora diga que não, ela escreve muito bem sim. É uma narrativa fácil, agradável e simples. Algo que deixa você curioso e ao mesmo tempo com uma invejinha da escritora.

O segundo deles é que Liana é um ser humano que todos nós desejamos encontrar. Saindo um pouco da ficção e entrando no nosso mundo: raramente encontraríamos alguém como Liana. Que é uma menina tão única, tão bondosa e tão bobona, que é quase impossível alguém da idade dela ter as mesmas qualidades. Eu particularmente amei Liana. Ela não é uma protagonista irritante. Bem pelo contrário, ela é a apaixonante.

O terceiro dos muitos motivos para você ler DF, é que esta é um tipo de história que consegue prender você. Consegue fazer você se envolver. A autora, com sua escrita boa e bem detalhada, consegue nossa atenção total assim que passamos do primeiro parágrafo. Coisa que muitos escritores famosos não conseguem.

O quarto dos motivos para você ler DF é que ela é simplesmente uma história fora do clichê e que, ao mesmo tempo, contém muitos detalhes que poderiam ser considerados "clichê" como por exemplo, a bondade e a pureza de Liana.

Defeitos de Fábrica é aquele tipo de fic uma em um milhão. Dificilmente você encontrará outra história com qualidades tão únicas quanto esta. Esta é uma fic que contraria o comum, mostrando a vida de dois adolescentes com problemas e que facilmente representa a vida difícil de muitos adolescentes.

Um romance bom, agradável, marcante e acima de tudo, inocente. Uma inocência que não é forçada e nem entediante.

Se você leu esta recomendação toda e ainda não despertou o interesse pela história, não sei qual é o seu problema; porque ela é realmente encantadora.
... e muitos outros usuários recomendaram este livro!