Na Casa do Chapéu

Papai Noel por um triz!


É, né... Final de ano, capitalism... Natal chegando. Só alegria! Mas, vem cá... Você sabe de onde veio o nome do “bom velinho”?

Primeiro, temos que investigar as origens da palavra “natal”. O nome do feriado vem do latim natale, que é uma forma reduzida de natalis dies. Em inglês, é christmas porque veio das palavras christ (cristo) e mass (festa de eucaristia).

Ó, que gracinha. Também do latim netale, veio o Frances Nöel, que originou Père Nöel. Se você está me acompanhando do jeito que eu espero que esteja, já percebeu que o bom velinho é francês! Na verdade, o Sr.Noel surgiu no século XIX, correspondente ao Saint Nicolas do norte da França e ao anglo saxônico Santa Claus – Claus veio do alemão Klaas, forma reduzida de Niklaas, ou seja, Nicolas.

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Aposto uma rena que ninguém ai sabia que essa palhaçada toda de um senhor gordo e barbado vestido de vermelho tinha vindo da França, na época da revolução industrial!

Tudo bem, foi por um triz, mas eu lhes salvei da ignorância eterna natalina! Ah, um triz é uma expressão tão sem graça que nem sei se devo explicar.

Brincadeira, eu vou explicar sim, principalmente porque as autoras estão me olhando feio com sabres de luz na mão.

A expressão corresponde por “por um fio”. Triz nada mais é do que “trickhós”, que é cabelo em grego. Então, adivinha, quando eu digo “por um triz” eu quero dizer “por um fio de cabelo”.

Tenho minhas dúvidas se isso não vem daquelas três bruxas cegas e maluquetes que dividem um olho. Você deve lembrar que elas cortam fios de cabelo para matar as pessoas – isso se você assistiu Hércules, da Disney.

Uhn, Hércules gatchenho.

\"\"