Thorin seguiu Gandalf em passos largos, resmungando sobre "O que vamos fazer com uma mulher no grupo?" e "Não precisamos de uma 'boleira' entre nós!" mas assim que chegaram na área de treinamento o filho de Durin embargou suas reclamações um tanto quanto equivocadas quando viu Galena rodopiar firmemente uma espada em cada mão, fazendo com que o elfo que estava treinando se desarmasse totalmente das adagas que segurava. Thorin teve dificuldade em manter os lábios cerrados. Ele nunca soube disso, mas Gandalf, O Cinzento deu-lhe uma olhadela naquele mesmíssimo instante e ali o mago percebeu que o destino havia atraído Thorin para Valfenda não por causa do mapa, mas sim por um motivo muito especial. E esse motivo era de uma estatura bem mediana, quase baixa, com cabelos ondulados na altura dos ombros e sobrancelhas grossas.
-Galena filha de Ghromir! Disse Gandalf risonho, já com os braços abertos para receber um forte abraço.
-Gandalf! Não acredito no que meus olhos vêem!
Imediatamente Galena largou as espadas, fazendo-as repicar no chão. A jovem correu para os braços de Gandalf e num pulo agarrou o pescoço do mago tamanha era a sua saudade.
-Achei que você nunca mais viria me ver! Disse a moça, praticamente afundando na barba longa e farta do Cinzento.
Gandalf endireitou a jovem na sua frente e expressou o seu espanto em como Galena tinha crescido.
Elrond deixou a adrenalina de ambos acalmar, e quando sentiu que deveria explicar para Galena sobre o porque da visita de Gandalf o fez sem demora.