A Agenda

Capítulo 28- "Tempus fugit, Tempus tempora temperat..."


Em 2016, com Wings Tour em vista, os vídeos individuais de cada cantor do BTS foram produzidos. As curtas metragens foram sucesso de visualização e o grupo explodiu com “Blood Sweat & Tears”. Receberam seu primeiro prêmio no Melon Music Awards, como melhor álbum e participaram do Mnet Asian Music Awards, onde PD nin foi premiado como melhor produtor e o BTS como melhor álbum pela segunda vez.

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Em 2017, primeiro show da turnê Wings em solo coreano, seguido dos shows nas Américas do Sul e do Norte, onde o grupo finalizou o tour americano na cidade de Ahahein, Califórnia. Nesse show, em meio às milhares de Army-bombs, brilhando com suas luzes brancas, V percebeu uma army-bomb piscar em vermelho por algum tempo. Aquilo era algo incomum e ele mostrou para os amigos, discretamente.

Jin aproximou-se de Suga, enquanto dançavam e deu as coordenadas para que ele visse aquilo. O rapper virou-se e seus olhos vasculharam o mar de luzes até ver um ponto vermelho piscando numa frequência diferente, cadenciada. Ele sentiu o peito aquecer e vontade de gritar o nome de Lee-na no microfone, mas se conteve.

Ele sorriu e seu rosto apareceu na grande tela do palco. A luz vermelha desapareceu no meio das outras brancas e os BTS se olharam, sorridentes. A amiga estava assistindo a performance do grupo.

O ano de 2018 veio para lançar o BTS no circuito internacional, com destaque para premiações de importância no mundo do entretenimento e da produção musical, tendo a Billboard como sua maior representação após tantos anos de trabalho árduo. O nome BTS tornou-se uma marca desejada e lucrativa e os cantores tornaram-se frequentes em programas de variedades famosos e participações especiais em produções de cantores e DJs famosos, sendo um deles Steve Aoki.

Mediante essa responsabilidade, o BTS manteve em sua agenda, trabalhos filantrópicos voltados para ajuda aos jovens e crianças, arrecadação de fundos para ajuda humanitária e participação em eventos importantes voltados para causas sociais como o discurso de Kim Namjoon na sede das Nações Unidas, para que todos os jovens do mundo, independente de credo, cor ou nacionalidade, falassem por si mesmos.

Ao fim do ano, Namjoon lança sua nova mixtape “Mono”, enquanto o grupo participa do Melon Music Awards de 2018, onde ganha o prêmio de artista do ano e álbum do ano por “Love Yourself: Tear”. No Mnet Asian Music Awards, de Hong Kong, recebem novo prêmio pelo mesmo álbum e na categoria artista do ano. Se apresentam no show de final de ano da KBS Gayo Daechukje e Jimin apresenta ao mundo sua faixa solo “Promise” antes da aparição no programa da véspera de Ano Novo da MBC.

O tour “Love Yourself” veio em seguida, iniciando na Coréia do Sul em agosto de 2018 e avançando para 2019, com passagem pela América do Norte, Europa e Ásia. No show ocorrido em Oakland, Califórnia, Suga andava pelo palco, cumprimentando, conversando com a plateia e brincando com os amigos. De repente, seu olhar fixou-se no movimento de duas army-bombs que piscavam em vermelho de um ponto da arquibancada ao longe.

O rapper parou de falar e Jin aproximou-se:

—Suga? Tudo bem?

O rapaz virou-se:

—Ela está aqui...

Jin ergueu o rosto, buscando o que o amigo tinha visto. JHope aproximou-se de Suga e viu os olhos do amigo cheios de lágrimas:

—Yoongi...

—Eu quero um pouco de água...

JHope acenou e Jimin veio trazendo uma garrafinha de água mineral. Fizeram alguns gracejos para as câmeras e plateia enquanto Suga bebia água fria em goles longos. V puxou um coro de frases e saltitou no palco, animando os espectadores. Namjoon se aproximou de Jin, que balançava o braço:

—Jin! O que aconteceu?

—Olha pro canto esquerdo do alto das arquibancadas... A do quarto bloco de cadeiras... Duas luzes vermelhas!

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Namjoon ergueu olhar e viu o brilho de duas army bombs diferentes das demais. Ele não conseguia ver quem as segurava, mas sorriu:

—Estamos perto de Portland! Ela veio mesmo!

Os BTS se juntaram, perfilados e ergueram os braços, se inclinando em seguida. As luzes vermelhas desapareceram e tudo ficou igual nas arquibancadas. Pouco depois, no camarim dos artistas, Suga visualizava os posts dos sites oficiais e lá estavam dois corações no perfil de “Army-Friend”. Ele suspira e murmura:

—Então você trouxe a Chaerin também...

O último show foi em Bangkok, Tailândia, e depois disso voltaram para casa, para uma semana de descanso, quando o grupo estaria se envolvendo em mais um programa ao vivo. Ainda em 2019, a nomeação para o Grammy como melhor arte de capa do CD Love Yourself rendeu seus frutos. Eles não ganharam o prêmio, mas a divulgação fez crescer o nome do grupo ainda mais no cenário internacional.

V lançou uma mixtape toda produzida por ele, com ajuda de Suga, contendo músicas românticas solo e outros cantores coreanos convidados. Em menos de uma semana, alcançou as paradas de sucesso coreanas e fora do país, entre as 10 mais tocadas. No ano seguinte, Jungkook lançou sua mixtape, com músicas que vinha desenvolvendo por anos.

Em 2022, Suga criou um selo alternativo com Namjoon, voltado para o universo do rap e hip hop, estilo que era seu principal foco. O selo HipHope era uma iniciativa para ajudar rappers sem contratos ou pequenas empresas que estavam começando nesse ramo da música. Associavam-se, algo como uma cooperativa e a HipHope se encarregava da divulgação e demais empreendimentos. Com isso, o selo ganhou status internacional como trabalho social e pioneiro. JHope, muito feliz, perguntou a Suga se ele havia se inspirado em seu nome para criar a marca e o rapper sorriu para o amigo, respondendo:

—Não.

Ao fim de 2022, o lançamento de um novo álbum e um novo show trouxe ao grupo o tão almejado Grammy, como melhor canção principal, melhor apresentação em grupo e melhor composição para Suga. O CD “I See You” entrou para as paradas musicais como o álbum mais tocado durante todo o ano. O novo álbum foi uma homenagem do grupo aos fãs em agradecimento por estarem ao lado do BTS, nos bons e maus momentos por tantos anos, fazendo-os crescer cada vez mais como artistas e consolidando sua carreira.

A BigHit abriu duas filiais, uma em Nova York e outra em Berlim e PD nin convidou Suga para trabalhar com ele como produtor auxiliar. Os BTS haviam se firmado como artistas internacionais e seus shows possuíam agendas especiais, permitindo que os cantores tivessem mais tempo para se dedicar a projetos pessoais.

Kim Taehyung formou-se em teatro e cinema e participou de duas produções para televisão e um filme de suspense policial, sendo elogiado por sua interpretação. Durante esse tempo, conheceu uma atriz em início de carreira, Lang Hae-won e se apaixonaram, vindo a se casar após um ano de namoro e noivado. No ano seguinte, veio a primeira filha do casal e os BTS festejaram muito. Nesse período, Suga trabalhava na BigHit de Berlim, escrevendo, produzindo música e assessorando novos artistas.

Jimim amava dança acima de tudo e decidiu que queria trabalhar com isso também. Em parceria com uma antiga professora da Busan Arts High School, tornou-se padrinho de uma escola de dança em sua cidade natal, agenciando novos talentos e propiciando bolsas de estudos para alunos de baixa renda que se destacavam com boas notas escolares. Seu interesse por moda também o levou a ingressar no ramo, em sociedade com uma agência em Seoul.

JHope montou seu estúdio de street dance e hip hop, trazendo um amigo de longa data, Beom Kwan, para ajudá-lo. Esse estúdio foi uma forma de JHope ajudar Kwan a se recuperar e começar uma nova vida. Recordou-se que em seu dia com Lee-na, ela foi a única pessoa que conheceu esse amigo.

Namjoon escreveu dois livros, sendo um autobiográfico, “Se eu der o melhor de mim”, onde fala de seu crescimento como pessoa e artista, e o outro, um thriller, “Não julgue o morto”, sobre uma mãe que busca a verdade sobre o suicídio de um filho, numa trama que trabalha pressões sociais, criminalidade e loucura. Seu trabalho foi elogiado, deixando seus amigos e parentes cheios de orgulho.

Jungkook transitava entre a música e os esportes. Sua última empreitada foi o golfe e ele tinha talento para essa modalidade, participando de campeonatos nacionais e internacionais, recebendo prêmios e contratos lucrativos.

Jin começou uma carreira de ator, mas com o adoecimento do pai, assumiu parte dos negócios da família junto do irmão mais velho, ajudando a revitalizar a empresa. Apesar dos compromissos, participou de diversos programas televisivos e atuou em filmes coreanos, Num desses, contracenou com Taehyung.

Numa viagem de negócios à Paris, conheceu uma coreana, Park Soon, que estudava gastronomia e trabalhava num bistrô como auxiliar do chefe. Apaixonou-se por ela e por sua comida e quando voltou para Seoul, a moça veio com ele.

Min Yoongi tornou-se um grande produtor, compositor e empresário no ramo da música pop, rap e hip hop. Sua parceira com a Big Hit já contava 12 anos e PD nin tinha nele um amigo e valioso parceiro de trabalho. A paixão de Yoongi por música fazia-o o mais dedicado dos sete BTS, até mais que Namjoon.

O grupo de cantores estava mais maduro quanto ao mercado musical. Diversificaram seu repertório e evoluíram suas apresentações, pois seu público alvo amadureceu com eles. O exército já não existia mais, as Armys migraram para outro formato de mídia e criaram o Fantastic Seven, que apresentava dados diários sobre os BTS, incluindo fotos, vídeos e trabalhos individuais dos artistas, além de detalhes sobre suas vidas fora dos palcos.

Somente Suga era uma incógnita. Mesmo sendo visto na companhia de mulheres bonitas, dentro e fora da Coréia, pouco se sabia sobre sua vida particular. Nenhum relacionamento durava mais que seis meses e mesmo seus amigos não tinham ideia do que ocorria com ele.

A única coisa que chamava mais atenção em Suga era uma corrente de prata que não saía de seu pescoço, aonde quer que ele fosse.

Continua...