Minha Bela Dama

CAPÍTULO 7 – MAIS AULAS DE ETIQUETA



Nos dois dias que se seguiram Sakura continuou treinando como se sentar e andar, Iruka se recusava a partir para uma nova etapa sem que a garota tivesse dominado a anterior. Durante o dia Sakura passava a maior parte do dia trancafiada no apartamento, o que não era de todo mal afinal o apartamento estava equipado com televisão, aparelhos de ginástica, revistas e livros; já a noite Shikamaru e Naruto apareciam junto com Iruka para as aulas de etiqueta.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

Shikamaru e Naruto se divertiam com as trapalhadas da moça, enquanto Iruka via mais cabelos brancos surgirem em sua cabeça a cada aula passada com Sakura; não era que Sakura fosse burra, mas sejamos sinceros, essas ‘regras’ sociais são bem complicadas de serem aprendidos quando se passa uma vida inteira agindo de forma espontânea e natural, para Sakura sentar-se numa posição definida e andar como se andasse em ovos eram atitudes artificiais, sentia-se atuando cada vez que tinha que sentar ou andar.


E esses eram os passos iniciais para se aprender etiqueta, haviam muitos detalhes mais a serem explorados e aprendidos.


Iruka chegou um pouco mais cedo naquele dia trazendo em mãos sacolas de papel pardo lisas, as quais deixou na entrada da porta assim que chegou. Sakura, Naruto e Shikamaru já o aguardavam.


- Muito bem hoje teremos aula de etiqueta na mesa.


- Tem regras para comer também? – perguntou Sakura espantada


- Muitas senhorita, muitas...


- Pelo menos vamos comer, tô com uma fome! – anunciou Naruto passando a mão sobre a barriga.


- A aula não é para vocês – repreendeu Iruka


Naruto emburrou e cruzou os braços.


Iruka ajeitou uma mesa e colocou-a no centro da sala, depois foi até a cozinha onde pegou alguns pratos, talheres e copos e os dispõe de maneira ordenada como era costumeiro se ver nos restaurantes. Todos observavam a ação do professor em silêncio.


- Isso vai ser problemático – comentou Shikamaru


- Como sabe? – perguntou Naruto


- Esqueceu que ele foi o meu professor!


- A forma de usar os talheres à mesa é muito importante. A arrumação correta é a seguinte: As facas são colocadas à direita do prato com a lâmina voltada para dentro; a colher de sopa fica do lado direito depois da faca; os garfos ficam à esquerda do prato; os talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato, em sentido horizontal, com a colher e a faca com os cabos voltados para direita e o garfo para esquerda; quando estiver comendo, o garfo fica na mão direita e a faca descansa sobre a parte superior do prato com a lâmina voltada para dentro; para cortar um alimento, o garfo fica na mão esquerda com os dentes voltados para baixo e a faca na direita; a colher deve ser utilizada ligeiramente inclinada, retirando o líquido aos poucos e sem fazer barulho- explicou sem tomar fôlego para respirar – entendeu?


- Que parte? – perguntou Sakura confusa com todas as informações.


Iruka bateu na testa com a palma da mão.


- Vamos ver como você come e assim corrigiremos seus erros.


Iruka foi até uma das sacolas e de lá retirou um marmitex de isopor, ao abri-lo havia uma bela macarronada com almôndegas, o olhar dos garotos recaiu sobre o belíssimo prato, mas Iruka os encarou, e se aproximando da mesa despejou o conteúdo de marmitex no prato.


- Agora coma! – ordenou para Sakura


- Eu não vou comer isso! – retrucou, mas ao ver o olhar ameaçador de Iruka desistiu de continuar o contrariando.


Sakura enfiou o garfo em meio ao prato de macarrão espaguete mas ao elevar o garfo novamente percebeu que a quantidade de macarrão do prato era erguida junto. Ela enfiou tudo de uma vez na boca, e alguns dos macarrões ficaram pendurados para fora, Sakura então tentou suga-los para dentro da boca.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no +Fiction e em seu antecessor, o Nyah, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!

- Assim? – perguntou enquanto mastigava a massa.


- Primeiramente deve comer de boca fechada, somente deve falar quando terminar de mastigar; agora quanto ao macarrão, este deve ser enrolado usando o garfo na mão direita e uma colher na esquerda para ajudar. Dessa maneira. – Iruka demonstrou como deveria ser feito.


- Regra para comer macarrão, era o que faltava – desabafou.


- Oras Sakura é fácil, basta não pedir macarrão! – disse Shikamaru brincalhão – ou usar o hachi como está acostumada.


- Sem hachi! – gritou Iruka – ela tem que aprender a comer do modo europeu.


- Ela só vai ficar aqui dentro do país! – protestou Shikamaru a favor da moça.


- Hey Iruka não podemos pular essa parte de comida – pediu Naruto vendo que Sakura tenha certa dificuldade nessa parte


- Tá doido! – Shikamaru respondeu antes de Iruka – seu avô vai conhecê-la num jantar, a maneira como ela come é a primeira coisa que o velho vai reparar.


- Além disso a etiqueta a mesa é algo imprescindível para uma ‘dama da sociedade’


- Eu já estou cansada! – reclamou Sakura levantando-se


- Não pode desistir – disse Iruka – ainda tem que treinar como andar e sentar, e temos ainda o jantar a francesa.


Sakura respirou fundo e voltou a sentar-se.


- Boa menina! – satirizou Iruka.


Sakura continuou com a aula de etiqueta daquela noite baixo os olhares atentos de Shikamaru e Naruto, os dois se divertiam com as suas trapalhadas dela, mas a garota não se importava com as risadas dos dois, ela ocasionalmente também ria das próprias trapalhadas.


No final da aula daquele dia Iruka foi até a porta, pegou as sacolas de papel pardo e entregou-as a Sakura.


- O que é isso?


- Abra – ordenou Iruka


Sakura começou a tirar da sacola o seu conteúdo, viu que o que tinha lá dentro eram livros dos mais diversos tamanhos, uns maiores e mais grossos, e outros pequenos e finos. Olhando um por um começou a ler seus títulos.


- ‘Ema’, ‘Razão e Sensibilidade’, ‘Simplesmente Eva’, ‘Sócrates in love’... – pegou a outra sacola e fez o mesmo que com a anterior, mas ao invés de livros havia DVDs – ‘Diário de uma Paixão’, ‘Amor Além da Vida’, ‘Um Amor para Recordar’... o que significa isso? – perguntou para Iruka


- São romances americanos e britânicos – respondeu sinceramente


- Não diga gênio! – zombou Sakura – para que raios eu quero isso!


- Uma ‘dama da sociedade’ é mais do que bons modos e boa aparência, a verdadeira dama tem em seu interior uma alma doce e romântica – olhou para Sakura com um olhar reprovador – como é notável que você não tem esse tipo de espírito, eu resolvi lhe trazer alguma inspiração.


Shikamaru abriu a terceira sacola e retirou de lá um livro.


- - Olha maluco! Tem até ‘Romeu e Julieta’ – exclamou alto apontando para o livro – “Ó Romeu, Romeu! Por que és Romeu? Renega teu pai e recusa teu nome; ou, se não desejares, jura-me somente que me amas e não mais serei um Capuleto” – Shikamaru viu o olhar de todos recaindo sobre ele – o que foi um homem não pode ler ‘Romeu e Julieta’?


- Poderia ter citado uma frase do Romeu ao invés de uma da Julieta! – disse Naruto sério


- Tem razão – respirou fundo – “Com as asas do amor, transpus estes muros, porque os limites de pedra não servem de empecilho para o amor. E o que o amor pode fazer, o amor ousa tentar. Assim teus parentes não me são obstáculos”. Melhorou?


- É isso que quer que eu leia? – perguntou Sakura incrédula


- O que acha? – retrucou Iruka – que eu os trouxe como enfeites?


- Sakura são todas histórias muito boas – Naruto tentou anima-la


- Quantas você leu? – questionou Sakura de pronto


- Na verdade... – colocou a mão atrás da cabeça sem jeito


- Eu não vou ler isso! – Sakura cruzou os braços – como essas porcarias vão me ajudar?


- Talvez lendo esses livros e assistindo esses filmes consiga despertar sua alma romântica.


Sakura o olhou com altivez e prepotência, como ele ousara dizer que ela não tinha uma alma romântica, ainda que estivesse adormecida ela tinha, e não pretendia desperta-la pois conhecia muito bem as armadilhas do romance.


Shikamaru olhava atentamente cada livro e filme que Iruka trouxera.


- Cara alguém pode ficar diabético vendo essas coisas... é puro mel


Iruka foi até a sua bolsa.


- Leia os jornais também. É preciso que esteja informada do que acontece ao seu redor, senão vai sair por aí dizendo que Condoleezza Rice é um prato de arroz. Espero que faça bom proveito do material – desejou Iruka se dirigindo a porta.


Shikamaru estava com um livro em mãos.


- Hey Sakura você vai ler essse livro? – perguntou apontando para a capa do livro


O livro tinha um titulo em dourado que dizia ‘Socrates in love’.


- Eu já tenho muitos – lançou um olhar para os demais livros que estavam no sofá


- Esse livro é muito bom – elogiou Shikamaru – conta a história de um cara que descobre que a namorada tem leucemia, e antes que ela morra quer leva-la para um show de rock na Austrália... – Shikamaru viu que todos o olhavam intrigados, por isso decidiu parar seu relato - Eu também vou indo.


Iruka e Shikamaru deixaram o apartamento, Naruto seguiu logo atrás dele.


- Tchau Sakura


- Naruto – chamou a garota – tchau!


Naruto acenou com a cabeça e saiu deixando Sakura plantada no meio do apartamento. Ela sentou-se no sofá, a seu lado estavam os livros e DVDs. Ela esticou o braço para o lado e pegou um dos DVDs.


- ‘Diário de uma Paixão’, vamos ver! – Sakura levantou-se com o DVD em mãos.